Blog

Humanização no Atendimento no Setor de Radiologia

Humanização no Atendimento no Setor de Radiologia

Na busca de atendimento de qualidade aos usuários dos serviços de saúde, com foco nas necessidades individuais e subjetivas do individuo, foi intensificada nos últimos anos, a discussão sobre a necessidade da humanização no sistema de saúde visto a necessidade urgente de norteadores para a cidadania aplicada na pratica cotidiana.

Entende-se que a humanização deve perpassar todos os serviços de saúde, em seus mais variados setores e em todos os níveis de atenção, para tanto a política nacional de humanização PNH lançada em 2004 vem de encontro as realidades pontuais do Brasil. Este estudo identificou que na atenção secundaria no setor de radiologia, existem grandes dificuldades para efetivar o cuidado humanizado. A motivação de realizar este estudo advém das observações do trabalho dos profissionais no setor radiológico.

O objetivo deste trabalho foi relatar experiências vividas no setor de radiologia de um Hospital, com enfoque na humanização do setor radiológico, identificando as principais dificuldades encontradas pelos profissionais da área e sugerir possíveis soluções para melhoria da humanização no setor.

Trata-se de um relato de experiência, realizado durante um estágio supervisionado obrigatório do curso técnico em Radiologia, no período de fevereiro a abril de 2014, no setor de Radiologia de um Hospital no interior do estado do Rio Grande do Norte.
Os descritores Radiologia, Humanização e Serviço hospitalar de radiologia foram identificados por meio da busca nos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) através do endereço eletrônico: http://www.desc.bvs.br.

Utilizamos como critérios de inclusão a relação com o tema proposto, publicações em língua portuguesa, artigo científico, trabalhos completos e pesquisas disponíveis, e que tenham sido publicados no período de 2008 a 2014. Esse recorte temporal se deve ao fato da modernização e atualizações da área.

Este estudo identificou dificuldades dos profissionais das técnicas radiológicas para uma prática de trabalho humanizada bem como o conhecimento em parte da política nacional. O relato parece que é algo simples de ser feito, que deve ser natural, já que seres humanos cuidam de seres humanos rotineiramente.

No entanto, observa-se a dificuldade de alguns profissionais chamarem o paciente pelo nome, dar um sorriso, olhar nos olhos, percebê-lo como alguém que necessita de atenção e escuta indo além da tecnologia proporcionada por uma máquina. Não está se propondo a diminuição do
uso da tecnologia, mas, sim, a utilização de outras formas de perceber o paciente, indo ao encontro do que é preconizado pela Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde e ao Código de Ética dos Profissionais das Técnicas Radiológicas.

Segundo o artigo 4º do capitulo III do Código de Ética dos Profissionais das Técnicas Radiológicas, 2011, O alvo de toda a atenção do Tecnólogo, Técnico e Auxiliar em Radiologia, é o cliente/paciente, em beneficio do qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade física e profissional. A humanização é um processo simples e ao mesmo tempo bastante complexo, já que envolve mudanças comportamentais, assim, a importância da comunicação entre os profissionais é de extrema importância para um cuidado humanizado.

O trabalho do técnico em radiologia é pautado por cuidados complexos, individualizado, integral e humanizado, apesar das grandes dificuldades. A cobrança pela produtividade e pela qualidade é entendida até pelo alto número e a diversidade de exames realizados por dia. Mas, o alto fluxo de pacientes faz com que alguns profissionais esqueçam de que todo exame envolve uma ou mais vidas, sob o aspecto de temor frente ao diagnóstico, fato que tese propicia alterações até de percepção psicológicas e emotivas e exerçam um trabalho mecanizado. O hospital é uma grande instituição de saúde que deve trabalhar de forma integrada e humanizada para atender às necessidades dos pacientes que o procuram.

Conclusão

No entanto, o que se percebe é um sistema desarticulado, no qual cada setor executa seu trabalho de modo individualizado com pouca comunicação com os demais. Com isso, os exames acabam sendo repetidos, submetendo o paciente a mais radiação e consequente demora do seguimento de seu atendimento que pode vir a ser em parte prejudicado. Tal fato decorre da pouca comunicação, falta de interesse e interação da equipe multiprofissional; e dificuldades sobre informações básicas, como posicionamento adequado, e letras ilegíveis, são realidade do cotidiano.

Os profissionais que estão dando assistência ao paciente no momento do exame ficam receosos do perigo à exposição dos raios-X e, com isso, deixam o local em busca de proteção. Assim sendo, este realiza o posicionamento em condições desfavoráveis por estar sozinho, e com muita pressão de tempo e qualidade do serviço, correndo risco de causar algum acidente na manipulação indevida dos pacientes.

A participação de todos os profissionais ajudando-se mutuamente potencializa a diminuir o risco de acidentes e o paciente não sofre com a manipulação única de um funcionário, partindo do pressuposto que todas as informações devem ser difundidas e aplicadas na forma prática entre os profissionais.

Sugere-se que as instituições e órgãos públicos e privados competentes da saúde estimulem e promovam treinamentos e cursos de atualizações profissionais sobre o tema. Somado a essas observações, vale salientar a escassez de estudos sobre a humanização do trabalho do radiologista, o que demonstra a relevância do tema, e enfatiza-se a importância de mais estudos aprofundados na área.

Fonte: Radiologia Blog por Valdetrudes Paz Jr
Imagem: Hospital Sabará Tomografo Infantil

Como sair da zona de conforto em 2020

Como sair da zona de conforto em 2020

Entenda como a rotina e algumas atitudes podem ajudar a mudar o pensamento para sair da estagnação e aumentar o poder de decisão.

Você provavelmente em algum momento já se questionou sobre algo ou alguma atitude que fez simplesmente pela força do hábito. A rotina é a maior culpada pelas escolhas tomadas no dia a dia já que a partir dela optamos pelo caminho mais fácil e o qual estamos acostumados. Segundo Uranio Bonoldi, professor da Fundação Dom Cabral e autor do livro “A Contrapartida”, o poder de decisão está ligado à consciência de cada escolha, aos costumes, prática de valores e a quem você é de verdade“Mais perigoso do que uma decisão mal tomada é o fato de insistir no erro ao longo da vida”, alerta.

Muito importante é o autoconhecimento no processo de escolhas e tomada de decisão, pois deixará claro qual é o seu propósito de vida. Aliado a isso, é fundamental a avaliação da origem das alternativas e consequências das possíveis escolhas, pois uma decisão consciente sempre é acompanhada de uma boa dose de reflexão.

O poder de decisão é a prática contínua da ponderação baseado no seu autoconhecimento, algo que o conduz à consequência de uma vida com propósito. “Para toda decisão, sempre vai existir uma consequência e, por isso é necessário direcionar o seu pensamento para um objetivo, almejar e ter metas, assim será mais assertivo nas suas escolhas. As nossas decisões têm muito poder”, alerta Bonoldi.

Para ajudar nesse desafio, Uranio Bonoldi lista três dicas para alcançar suas metas. Confira:

Encontre seu objetivo

Muitas pessoas ainda não têm ideia de qual caminho seguir ou o que fazer da vida, por isso é importante saber o que realmente te faz feliz. “O primeiro passo é encontrar o objetivo que o motive. Não basta simplesmente dizer “eu quero” e esperar que se realize. Tem a ver com um processo que começa com um desejo de alcançar, – que te mova para a ação e termina com persistência e objetivo alcançado”, sugere Bonoldi.

Trace metas

Depois de ter claro seu objetivo, defina as metas e estabeleça prazo para cada uma delas. De acordo com Uranio Bonoldi, ter grande interesse e estar motivado a cumprir os passos para concretizar seus objetivos é o ponto mais importante. “Quando pensar no que deseja deve-se levar em conta que existe um propósito para que você busque alcançá-lo. Se há pouco interesse no resultado, se não for algo que realmente te motive, as chances de se concretizar são mínimas” pois, ao menor obstáculo, sua chance de desistir será grande. Ao contrário, se o propósito é claro e o que você almeja te motiva à ação, não importa quão grande ou difícil sejam transpor obstáculos, você irá fazê-lo um após outro com toda energia, orienta Bonoldi.

Mantenha o foco

“Depois de ter o objetivo em mente e saber qual caminho seguir para alcançá-lo, é preciso manter o foco e seguir em frente na sua decisão”, conta Uranio. Uma pessoa fica facilmente sobrecarregada quando se concentra em várias tarefas e informações numa mesma época. Com a falta de foco é menos provável que se cumpra qualquer dos objetivos propostos, principalmente se eles exigem um forte esforço emocional ou mental. Por isso concentre-se e siga na direção do seu objetivo.

O cérebro humano é condicionado a hábitos, por isso a complexidade no poder de escolha em tomar decisões. De acordo com o neurocientista britânico Chris Frith, do University College, localizada em Londres, 90% do que nosso cérebro faz nunca chega à consciência. Em seu livro “A Contrapartida” Uranio Bonoldi mostra como decisões e escolhas muitas vezes geram graves consequências, por serem tomadas valorizando aquilo que é externo a nós e não aos nossos valores, ao nosso ser. Por isso é importante ter compreensão do que você realmente almeja, do que te faz sentido e das suas escolhas para alcançar seus objetivos.

Fonte: Mundo RH por Redação
Imagem: Depositphotos

Enfermagem lidera ranking de carreiras que ‘podem mudar o mundo’

Enfermagem lidera ranking de carreiras que ‘podem mudar o mundo’

Maioria das carreiras está ligada às áreas de medicina e educação.
PayScale listou profissionais que creem que seu trabalho faz a diferença.

Os enfermeiros são os profissionais que mais acreditam que seu trabalho está mudando o mundo, segundo levantamento do PayScale, empresa norte-americana de recursos humanos. A maioria das 13 carreiras listadas está nas áreas de medicina e educação.

A pesquisa ouviu 1,4 milhões de ex-universitários de 1.016 faculdades americanas. Os trabalhos significativos mais citados pelos profissionais entrevistados têm relação com cuidado do físico, emocional e mental.

“Nos últimos anos, nós definitivamente estamos vendo um aumento notável de pessoas que estão procurando empregos que tenham um significado”, afirmou Katie Bardaro, economista da PayScale.

Segundo ela, os profissionais podem optar por um emprego que tenha benefícios sociais, mas não pague bem ou por um que não tenha benefícios sociais, mas ofereça um bom salário.

Entre os profissionais formados em enfermagem, 85% acreditam que seu trabalho pode tornar o mundo melhor. No segundo lugar do ranking estão os que atuam com educação especial – 82% dos trabalhadores afirmaram que sua atuação pode mudar o mundo.

Por outro lado, as tarefas com o menor significado incluem a produção de filmes, merchandising de moda, design de moda e publicidade.

Confira abaixo o ranking com as 13 carreiras:
Enfermagem – 85%
Educação especial – 82%
Tecnologia médica – 79%
Medicina esportiva – 79%
Engenharia biomédica – 78%
Treinamento esportivo – 78%
Trabalho social – 78%
Estudo de crianças e famílias – 77%
Estudos bíblicos – 77%
Dietética – 76%
Biologia molecular – 76%
Administração na área de saúde – 74%
Educação elementar – 74%

Fonte: G1 por Redação
Imagem: Freepik

EIRELI, EI e MEI: tudo o que você precisa saber para abrir uma empresa sem sócios

EIRELI, EI e MEI: tudo o que você precisa saber para abrir uma empresa sem sócios

Para abrir sua primeira empresa sozinho, existem 3 possibilidades: você pode ser um MEI (Microempreendedor Individual), que é uma categoria de regime jurídico indicada para iniciar um negócio menor, com limite de faturamento de R$ 81 mil/ano. As outras duas possibilidades de começar o voo solo são enquadradas como Simples Nacional, onde o faturamento pode ir até R$ 4,8 milhões: Micro Empresa EI ou Microempresa EIRELI. Muita sigla? Calma que vamos explicar tudo a seguir.

Informação importante: Caso você já tenha uma empresa individual, não poderá ter outra. Nesse caso, necessariamente vai precisar de um sócio caso vá abrir uma segunda empresa.

EIRELI ou EI: Micro empresas (ME) ou empresas de pequeno porte (EPP)

Vamos começar falando das empresas enquadradas no Simples Nacional, que é um tipo de Regime Jurídico, ou seja, como sua empresa vai ser juridicamente representada. Quando você empreende sozinho, como já dissemos antes, existem duas opções: Empresário Individual (EI) ou Empresário Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI). Ambas têm as seguintes vantagens:

  • Não precisa de um sócio para iniciar seu negócio;
  • Podem escolher o Regime de Tributação que preferirem, inclusive o Simples Nacional, caso as atividades sejam permitidas no simples;
  • Ambos possuem o Requerimento de Empresário, que é como se fosse o “Contrato Social” do Empresário Individual;
  • Atividades permitidas são inúmeras;
  • Limite de faturamento bem mais alto.

E a grande diferença entre a EI e a EIRELI será a responsabilidade do empresário em relação à empresa. Vamos explicar melhor a seguir.

O que é EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada)

Na EIRELI, o empresário titular não responderá com seus bens pessoais pelas dívidas da empresa mas, sim, com o valor que integralizou como capital social. Em contrapartida, o capital social é mais alto – cem vezes o valor do salário mínimo vigente, mas seus bens pessoais ficam protegidos em caso de dívidas da empresa.

Como funciona o Capital Social na EIRELI?

Muita gente vê no EIRELI a melhor segurança na hora de abrir o negócio, protegendo seus bens e tendo tranquilidade para tocar os negócios de forma independente. Mas o capital social ainda é uma dúvida grande: quanto exatamente será necessário para a integralização?

Serão cem vezes o salário mínimo vigente. Hoje, em 2019, o salário mínimo está em R$998,00, isso quer dizer que o valor do capital social mínimo deve ser de R$ 99.800,00.

A integralização em si é o ato de transferir bens ou dinheiro para o nome da empresa.

Se você optar por comprovar através de bens no nome da empresa, como carro ou imóveis, por exemplo, você terá que destacar em cláusula no contrato social da sua empresa e, quando for protocolar esse contrato na Junta Comercial, deverá listar os itens que estão passando do seu nome para o nome da empresa.

Depois disso, deverá ir ao órgão responsável por cada alteração de “posse” e fazê-la. Fique tranquilo, seu contador vai te instruir mais detalhadamente. Lembrando que o principal ponto de diferença entre EI e a EIRELI é a responsabilidade, que se torna crucial em casos de endividamentos ou falência.

O que é EI (Empresário Individual)

O empresário individual é aquele que exerce em nome próprio uma atividade empresarial. É a pessoa física como titular da empresa, o que representa dizer que o patrimônio pessoal do empresário será comprometido em caso de endividamento. Seu carro, sua casa, tudo pode ser usado para pagar dívidas da empresa, caso existam.

Por outro lado, para abrir uma EI é mais fácil: o empresário precisa apenas ter um valor mínimo no caixa de R$1.000,00. Empresário individual não tem limite de faturamento, mas se você estiver no Simples Nacional, o limite de faturamento anual nesse caso é de R$4.800.000,00.

Porém, nem todo mundo pode ser EI. Segundo o Artigo 966 do Código Civil e 150 do Regulamento do Imposto de Renda, a prestação de serviços de profissão regulamentada não pode ser constituída como Empresário Individual.

Portanto, se a sua profissão é regulamentada, como Arquitetura, Engenharia, Advocacia, e outras, você deve abrir uma EIRELI, ou uma empresa com sócios. Confira a lista com todas as profissões regulamentadas.

O MEI

O Microempreendedor Individual (MEI) é aquela pessoa que trabalha por conta própria e fatura no máximo até R$ 81.000,00 por ano. Além disso, ele não pode ter participação em outra empresa como sócio ou titular. A principal vantagem do MEI é que não paga imposto sobre o faturamento ao Governo, apenas uma taxa fixa mensal, bem simples. O empresário pode, inclusive, abrir um MEI sozinho no site do Portal do Empreendedor.

Caso você não possa ser MEI, ou caso seu MEI já tenha extrapolado o limite de faturamento porque – ainda bem – está crescendo, então você vai abrir uma Micro Empresa. Confira as atividades atendidas pelo MEI.

O que tenho que fazer para abrir minha empresa?

Vamos separar em passos as etapas de abertura de empresa:

Identificar o melhor “tipo” de empresa

Diferente do que muitos acham, MEI e ME não são a mesma coisa. MEI é um microempreendedor individual, você já entende as diferenças depois de ler nosso material, certo? Ótimo! Essa primeira etapa é para decidir justamente isso, o tipo, ou porte, da sua empresa.

Definir o Regime Jurídico

Como falamos anteriormente, você deverá escolher se vai abrir empresa sozinho ou com um sócio. E também informe sobre a sua responsabilidade (limitada ou não).

Definir as atividades

Suas atividades serão entendidas como códigos em seu Requerimento de Empresário (ou Contrato Social). Esses códigos são chamados de CNAEs e são eles que vão definir o que você realmente faz e quanto pagará de imposto.

Escolher o Regime Tributário

Nessa etapa você vai definir como você será tributado, ou seja, como seu imposto vai ser calculado. Dependendo dos CNAEs que tiver, você poderá ou não se enquadrar no Simples Nacional. A outra opção é o Regime de Lucro Presumido.

O melhor regime jurídico para abrir a sua empresa individual é apenas uma das dúvidas que aparecem no processo de abertura de empresa. Existem outras bem comuns como “quanto custa abrir empresa” ou “quanto tempo leva para abrir uma empresa”. Independente dos passos, tenha certeza de que você está pronto e de que é o melhor momento para abrir uma empresa.

Fonte: Contabilizei Blog por Vítor Torres
Imagem: Freepik

05 motivos para fazer um CURSO TÉCNICO

05 motivos para fazer um CURSO TÉCNICO

Muitas são as incertezas e indecisões que passam pela escolha de uma profissão. Devo fazer uma graduação? Ou apostar em um curso técnico? Qual será o melhor caminho que devo seguir?

Não existe fórmula pronta, cada indivíduo tem suas particularidades que levam a ter ou não sucesso na escolha definida. Mas nós te ajudamos mostrando os nossos 05 motivos para fazer um curso técnico no próximo ano. Opte nele como sua primeira opção para ingressar no mercado de trabalho.

1. Profissão em menos tempo

A formação profissional dos cursos técnicos são muito mais rápidas que os cursos de graduação. Em média, preparam o profissional para o mercado de trabalho em 02 anos, enquanto uma graduação leva no mínimo 04 anos dependendo da área de atuação escolhida.

Sendo assim os cursos técnicos são um caminho mais curto para ingressar no mercado de trabalho. Em algumas profissões além do diploma, o técnico já consegue se registrar nos conselhos e órgãos fiscalizadores da vida profissional.

2. A dobradinha Ensino Médio & Técnico

O jovem pode dar o pontapé inicial para sua formação profissional sem a necessidade de concluir o ensino médio. Enquanto para ingressar no ensino superior, a conclusão do ensino médio é obrigatória, ou seja, sua vida profissional leva mais tempo para se concluir.

A dobradinha é de tanto sucesso que há instituições de ensino que oferecem o ensino médio e o técnico integrado, no contraturno.

3. Profissão aos 18 anos

Ter uma profissão aos 18 anos é um grande diferencial competitivo para o mercado de trabalho.

Já que o jovem ingressa no mercado de trabalho com uma bagagem grande de conhecimentos e habilidades. Estes adquiridos durante o curso técnico, em função dos estágios obrigatórios e não obrigatórios oferecidos no decorrer da formação.

4. Postura profissional

A experiência no curso técnico proporciona aos estudantes uma preparação melhor para encarar o mercado de trabalho não apenas com os conhecimentos e habilidades adquiridos, mas principalmente em relação a mentalidade e maturidade para lidar com aspectos da vida profissional – trabalho em equipe, compromisso, responsabilidade, ética e postura profissional.

Desta forma, possibilita a este indivíduo uma perspectiva maior sobre seus planos futuros quanto a carreira e vida.

Aliás, o curso técnico também é uma boa escolha para o profissional já inserido no mercado de trabalho que busca reinventar sua carreira. O êxito profissional não está apenas ligado a formação no ensino superior.

5. Complementação no Ensino Superior

O ensino técnico também pode ser visto como o início da sua vida acadêmica. Permitindo que o futuro profissional consiga escolher uma área de interesse, experimente e vivencie-a, antes de apostar em um curso de graduação que demandará um maior investimento e tempo de formação.

Ainda que proporciona, um melhor aproveitamento dos conhecimentos da graduação já que este profissional leva uma bagagem de habilidades muito mais atualizada na sua área de interesse que o estudante calouro do ensino superior sem este entendimento.

Ainda pode considerar a graduação como uma complementação da educação na área de atuação.

Se interessou em fazer algum curso Técnico? Entre em contato e saiba mais sobre o que o IVENS pode te oferecer 🙂

Fonte: Escola da Paz por Redação
Imagem: Autoral

Dosímetro Radiológico Individual: Entenda Como Funciona o Dispositivo

Dosímetro Radiológico Individual: Entenda Como Funciona o Dispositivo

Saiba como Funciona o Dosímetro Radiológico Individual

Olá pessoal, tudo bem? Uma das dúvidas mais comuns dos estudantes de radiologia é sobre Dosímetro Radiológico, principalmente os que estão chegando no estágio. Os Dosímetros Radiológicos são fundamentais para todo profissional que trabalha em setores com equipamentos emissores de radiação ionizante. Todos tem de estar sendo monitorado individualmente com o uso de Dosímetro Radiológico Individual. Então vamos lá!

Efeitos Biológicos da Radiação Ionizante

A interação da radiação ionizante com a matéria produz alguns efeitos, como esta energia ioniza átomos as estruturas moleculares são alteradas, essa alteração causa danos celulares resultando em diferentes patologias, dependendo da dose, quantidade e tempo de exposição.

Pois bem, os profissionais que trabalham com a radiologia, em vista da Radioproteção denominados Indivíduos Ocupacionalmente Expostos (IOE’s), estão expostos à radiação ionizante e, mesmo que respeitando toda a proteção radiológica, utilizando os aventais plumbíferos, protetores de tireoide e com a sala seguramente blindada, é necessário controlar as doses de radiação que o profissional foi exposto através do Dosímetro Radiológico Individual.

O real objetivo do dispositivo é controlar a radiação recebida pelo profissional durante o exercício da profissão, afim de reduzir os riscos de danos biológicos causados pela radiação ionizante, sendo utilizado no Radiodiagnóstico, Medicina Nuclear, Radiologia Industrial, Radioterapia e também em Pesquisas com utilização de equipamentos que utilizam a radiação ionizante.

Como Funciona?

É um dipositivo com uns 10cm, variando de fabricantes, o mais comum consiste de cristais com termoluminescência, chamados de TLD (Dosímetro Termoluminescente), esses acumulam a radiação ionizante a qual são expostos e depois no laboratório através de um processo térmico, essa radiação é liberada em forma de fótons (luz), a quantidade de fótons liberados é relativa a quantidade de dose de radiação ionizante.

O laboratório envia relatórios as instituições com a dose de cada profissional durante o período de uso daquele determinado dispositivo.

Existem diversos fabricantes de Dosímetros, a PRO-RAD por exemplo tem uma página com diversas dúvidas relacionados a dosimetria pessoal na radiologia.

Para profissionais que atuam com uma exposição maior na área das mãos existem os Dosímetros Radiológicos em formato de anel e pulseira, mais comuns na Medicina Nuclear, estes também são compostos de cristais de termoluminescência.

Portaria 453 de 1998

A Portaria 453 de 01 de junho de 1998 – Diretrizes Básicas de Proteção Radiológica em Radiodiagnóstico Médico e Odontológico estabelece no Capítulo 3 – Controle Ocupacional as normas para monitoração individual com informações importantes sobre o uso do dispositivo:

“3.47. Monitoração individual

  • Os titulares devem estabelecer um programa rotineiro de monitoração individual;
  • Todo indivíduo que trabalha com raios-x diagnósticos deve usar, durante sua jornada de trabalho e enquanto permanecer em área controlada, dosímetro individual de leitura indireta, trocado mensalmente;
  • A obrigatoriedade do uso de dosímetro individual pode ser dispensada, a critério da autoridade sanitária local e mediante ato normativo, para os serviços odontológicos com equipamento periapical e carga de trabalho máxima inferior a 4 ma min / semana.
  • Os dosímetros individuais destinados a estimar a dose efetiva devem ser utilizados na região mais exposta do tronco.
  • Durante a utilização de avental plumbífero, o dosímetro individual deve ser colocado sobre o avental, aplicando-se um fator de correção de 1/10 para estimar a dose efetiva. Em casos em que as extremidades possam estar sujeitas a doses significativamente altas, deve-se fazer uso adicional de dosímetro de extremidade.
  • dispositivo é de uso exclusivo do usuário do dosímetro no serviço para o qual foi designado.”

Estes são alguns itens da Dosimetria Radiológica Pessoal incluídos na Portaria 453, nela são definidas as responsabilidades do uso do dispositivo e o seu uso correto.

Dosímetro Radiológico no Estágio de Radiologia

De acordo com o CONTER – Conselho Nacional dos Profissionais da Radiologia, os estudantes durante o estágio supervisionado não deve ter custos com o dispositivo, a responsabilidade dos Dosímetros é das instituições de ensino.

Fonte: Radiologia Blog por Thiago Rubens
Imagem: Pro RAD

Como ganhar dinheiro com fotografia?

Como ganhar dinheiro com fotografia?

Se você está esperando uma fórmula mágica, provavelmente vamos te decepcionar. A fotografia, assim como qualquer outra profissão, exige muito conhecimento, estudo e dedicação.

Mas temos certeza que estas dicas vão abrir um pouco mais a sua cabeça, e você poderá aprender um pouco mais sobre como ganhar dinheiro com fotografia.

1- Comece não desperdiçando dinheiro

Parece óbvio, mas não é. Atendi um cliente interessado em nossa consultoria para fotógrafos. Ele estava começando a trabalhar com fotografia profissional e nos informou que iria investir um dinheiro que havia recebido (eu imaginei algo em torno de 20 mil reais) para divulgar seu nome no mercado. Quando perguntamos o que ele iria fazer, a resposta foi: “Em breve vou alugar um estúdio para começar a receber os clientes”.

Sabe quantos clientes ele tinha? NENHUM. Agora pense comigo: se ele alugar um estúdio cujo aluguel seja em torno de R$ 1.500, e caso ele não consiga nenhum cliente, em um ano já se foram R$ 18.000 apenas com o aluguel. Isso não quer dizer que seja errado optar por um estúdio de fotografia. Mas para um fotógrafo que está começando, pode ser um tiro no pé! Um outro exemplo: algumas pessoas separam um dinheiro para comprar equipamentos. Logo optam por uma Full Frame das mais avançadas, e já querem comprar uma 24-70mm 2.8 e uma 70-200mm 2.8. Com certeza são lentes fantásticas, mas seu gasto seria em torno de U$ 7.000.

A pergunta é: você sabe para qual finalidade irá utilizar as lentes que deseja comprar? Tem certeza que você precisa de tudo isso para agora?

Não são poucos os fotógrafos que decidem comprar várias lentes (caras) ao mesmo tempo. E algumas delas serão pouco usadas, causando um prejuízo para o profissional. O que sugerimos é: avalie primeiro qual é o tipo de fotografia que você gosta e trabalha mais, e qual é a lente ideal para esse trabalho. Você não precisa gastar U$ 900 em uma lente macro, por exemplo, se usa muito pouco. Faça um planejamento para investir em equipamentos no momento certo! Tome cuidado para não gastar sem necessidade.

2- Como abrir uma empresa de fotografia

Você quer saber como ganhar dinheiro com fotografia, mas continua atuando como amador? Quando um cliente pedir uma nota fiscal, a resposta será: “não tenho”? É por isso que você precisa se profissionalizar. Abertura de MEI é indispensável para o profissional!

3- Organizar as finanças

Todo profissional quer ganhar mais do que gastar. Afinal essa é a lógica do trabalho e ninguém quer tomar prejuízo. Um dos principais caminhos para saber como ganhar dinheiro com a fotografia é organizando bem as suas finanças. Você tem noção dos custos fixos e variáveis da sua empresa? Quanto já investiu até agora com a compra de câmeras, lentes e acessórios? Em quanto tempo você terá o retorno sobre o que investiu?

4- Seja um assistente de fotografia

Pra você que está começando agora, esse é um dos principais conselhos do Fotografia Mais: trabalhe como assistente de fotografia! Você sonha em ser um grande fotógrafo de casamento? Então comece trabalhando de assistente com bons fotógrafos de casamento. Isso é ótimo para quem quer acompanhar exatamente o que acontece em um dia de trabalho.

5- Trabalhar como segundo fotógrafo

Existem muitos fotógrafos que hoje decidiram trabalhar apenas como free lancers. Todo fim de semana eles tem algum tipo de trabalho, e não tem a preocupação com o cliente no dia a dia. Essa é uma boa opção para quem quer saber como ganhar dinheiro com fotografia. Se você gosta de fotografia de casamento, você pode ter os seus próprios clientes, mas procurar também a opção de trabalhar como segundo fotógrafo nas datas que você está livre.

6- Como definir o público alvo na fotografia

Saber qual área atuar é muito importante para um fotógrafo profissional. Um dos nossos clientes trabalhava bastante com fotografia de casamento e sensual. Como o mercado de casamento estava bem saturado em sua região, fizemos um trabalho de reposicionamento da sua marca, destacando-o como especialista em fotografia sensual feminina, já que a concorrência era menor. O resultado foi super positivo!

7- Fotografia de casamento

A vantagem da fotografia de casamento é o montante financeiro que se recebe. As vezes fotografamos um ensaio e ganhamos R$ 800. Um casamento pode nos dar um montante de R$ 3.000, R$ 6.000 ou muito mais, dependendo do fotógrafo. Casamento ainda é um bom segmento de mercado para se ganhar dinheiro com fotografia. A grande questão é: você precisa estudar bastante, trabalhar muito como assistente e segundo fotógrafo, e também saber o que fazer com o dinheiro que recebe quando fechar um contrato. Se um cliente pagou à vista, mas o casamento será apenas em 2 anos, cuidado para não gastar esse dinheiro. Sua empresa precisa sobreviver pelos próximos 24 meses.

8- Ensaio sensual feminino

Um excelente segmento, também. Não temos embasamentos numéricos, mas pela nossa percepção, existe uma grande quantidade de pessoas interessadas nesse tipo de fotografia. Cada vez mais se percebe que a fotografia sensual não é necessariamente erótica. É um belo trabalho e pode sim ser muito delicado. Só depende da forma como o fotógrafo conduz o processo. O fotógrafo Alex Stoppa por exemplo, decidiu trabalhar com fotografia sensual a partir do trabalho feito com mulheres que já tiveram câncer. Uma bela oportunidade de fazer belos trabalhos com mulheres guerreiras, você não acha?

9- Fotografia de recém nascidos

Não podemos nem dizer mais que essa é uma tendência. A fotografia de recém nascidos, ou Newborn, já chegou com tudo no mercado brasileiro! É um bom segmento para se tornar um especialista. Esse tipo de trabalho exige diversos cuidados importantes. Por isso, estude bastante antes de decidir trabalhar com Newborn.

10- Fotografia de natureza

Trabalhar com fotografia de natureza não é fácil. Acreditamos que a quantidade de fotógrafos nesse segmento é bem menor do que na fotografia de casamento e família, por exemplo Afinal, o fotógrafo de natureza não ficará necessariamente parado no mesmo lugar. É preciso viajar, conhecer lugares diferentes, etc. Uma boa alternativa de como ganhar dinheiro com fotografia de natureza, é vender o seu trabalho para revistas especializadas, e também para Bancos de Imagens, assunto que falaremos em seguida.

11- Vender fotos para banco de imagens

Existem fotógrafos especialistas no assunto e que vivem praticamente de vender suas fotos, como o Eric Honeycutt. Mas mesmo que você tenha outros trabalhos, vender fotos para bancos de imagens é uma boa dica para quem quer ganhar dinheiro com fotografia. Existem sites super importantes e conhecidos, como o iStock Photo e o Shutterstock. Entre nesses sites e veja como divulgar as suas fotos!

12- Ofereça valor aos seus clientes

Você sabe o que é valor? Resumindo, significa benefício menos custo. Veja a ilustração abaixo. Quanto mais benefícios oferecemos aos nossos clientes, menor será o custo percebido por ele. Por que você acha que muitas pessoas não reclamam de um iphone , e podem as vezes reclamar de um aparelho celular muito mais barato? É simples: a Apple se preocupa em oferecer valor aos seus clientes.

13- Cabine fotográfica

Essa tem sido uma tendência no mercado. É uma boa alternativa de cross selling, ou seja, a técnica que se usa em Marketing para vender outros produtos e serviços aos clientes, além dos que ele já comprou.

14- Criar workshop de fotografia

Você é um especialista em algum segmento na fotografia? Então pense em criar um workshop e reúna um grupo de pessoas interessadas em aprender com você. É uma excelente estratégia para quem quer saber como ganhar dinheiro com fotografia. Transmitir conhecimento é também adquirir conhecimento. Workshop é um excelente momento para trocar informações, e repassar aquilo que você já sabe. Pense nisso com carinho!

15- Edição e tratamento de imagens

Alguns fotógrafos são também especialistas em edição e tratamento de imagens. E existem outros que não tem muito tempo disponível e acabam terceirizando a edição. Você já pensou que isso pode ser uma excelente oportunidade? Esse é um caso de como ganhar dinheiro com fotografia de forma indireta.

16- Criar logo de fotografia

O que um logo de fotografia tem a ver com aumento de receita? Simples: você precisa ter uma identidade. O logo é o começo de um processo de identidade visual que irá gerar identificação com seu público alvo. Já conversei com algumas pessoas que queriam saber como ganhar dinheiro com fotografia e que já faziam alguns poucos trabalhos. Mas parte delas não tinha logo, cartão de visita, e-mail, site, etc. Se coloque no lugar do cliente e avalie qual a credibilidade de um fotógrafo que não tem uma identidade.

17- Blog ou site de fotografia

O marketing digital é fundamental para qualquer fotógrafo prosperar. Existem várias possibilidades de ganhar dinheiro com fotografia usando o seu próprio site. O importante é aumentar o tráfego do seu site, atraindo potenciais clientes.

Fonte: Fotografia Mais por Rafael
Imagem: Pixabay

Fotos Espontâneas: Tudo que Você Precisa Saber para Explorar esse Gênero

Fotos Espontâneas: Tudo que Você Precisa Saber para Explorar esse Gênero

As fotos espontâneas estão presentes em todos os momentos das nossas vidas, sendo muito procuradas para sessões de fotos em estúdio ou em eventos especiais.

Dessa forma, essa tendência está cada vez maior em casamentos, festas de aniversário ou em ensaios de grávida, por exemplo.

No entanto, ao contrário do que algumas pessoas pensam, conseguir capturar a emoção e a espontaneidade de uma situação específica não é tão fácil assim.

Existem situações onde é mais fácil controlar o que ser registrado, como no momento da fala do ministrante em um casamento. Nesse caso, é possível deixar que as emoções tomem conta da imagem clicada sem muitos problemas.

Porém, caso você saiba como clicar momentos inesperados, com toda a certeza conseguirá registrar excelentes fotos cheias de emoção e significado.

Então, se o seu objetivo é conhecer tudo sobre fotos espontâneas, continue a leitura e aprenda mais sobre esse tipo de fotografia.

O que são fotos espontâneas?

As fotos espontâneas são aquelas clicadas sem que os modelos esperem pelo clique, ou seja em um momento inesperado.

Tais fotos costumam registrar retratos de pessoas em momentos específicos, como casamentos, festas de aniversário ou ensaios de grávida, por exemplo.

Esse tipo de foto costuma capturar sorrisos verdadeiros, abraços, sentimentos e emoções.

Dessa forma, quanto mais inesperada o clique for, mais espontânea a foto será.

Você sabe quando é uma boa ideia tirar fotos espontâneas? Então, continue a leitura e descubra!

Quando é uma boa ideia usar fotos espontâneas?

As fotos espontâneas podem ser utilizadas em diversas situações, tanto naquelas mais formais quanto nas mais informais, como em festas infantis por exemplo.

Ou seja, não existe uma ocasião específica em que elas podem ser tiradas, tudo vai depender dos modelos e da sensibilidade do fotógrafo.

No entanto, existem situações que clicar fotos espontâneas é muito importante, a fim de captar as emoções do momentos, como nos casos a seguir:

Fotos de casamento e antes da cerimônia

O casamento é um momento muito importante na vida dos noivos e é essencial que esse momento seja registrado. A função do fotógrafo é registrar esse momento, contando a bela história desse dia com detalhes que ninguém conseguiu perceber ou registrar.

É comum que diversas coisas passem despercebidas nesse dia por conta do nervosismo e agitação. Dessa forma, o fotógrafo é o responsável pelo registro dessas situações.

Então, é muito importante que você esteja atento e que converse um pouco com os padrinhos e familiares do casal.

Com isso, você será capaz de entender quais são os pontos que merecem uma atenção maior durante os seus cliques espontâneos.

Elas podem ser clicadas tanto durante quanto antes da cerimônia de casamento. Registre todos os pequenos detalhes, a fim de eternizar esse dia para os noivos e sua família.

Fotos de crianças e famílias

O ensaio fotográfico de crianças e família é um serviço para quem quer registrar os momentos em família de uma forma mais especial e profissional.

Dessa forma, é muito comum se deparar com esse tipo de ensaio nos mais variados locais, como em parques ao ar livre.

Com isso, é possível clicar um retrato tradicional em família, registrar eventos e momentos importantes, além de produzir um book fotográfico divertido.

Independente de qual seja o objetivo do seu cliente, é fundamental que você esteja atento a interação deles durante as fotos e nos intervalos das sessões.

Dessa forma, será possível captar imagens de forma mais, tornando suas fotos espontâneas muito mais sensíveis e verdadeiras.

Fotojornalismo

O fotojornalismo costuma produzir fotos explicativas, claras e bastante informativas que falem por si só. Essa área da fotografia combina a capacidade descritiva e as técnicas de fotografia. Para isso, é necessário ter um olhar bastante crítico e uma veia informativa.

Como o objetivo do fotojornalismo é transmitir informações claras ao observador através de suas fotos, é necessário estar sempre atento a todos os detalhes da cena em questão, a fim de trazer veracidade e sentimentalismo às fotos.

Fotografia de Eventos e palestras

Fotografar eventos e grandes palestras pode parecer uma tarefa simples, mas que pode ser aprimorada com o clique de fotos espontâneas.

Apesar de ser um momento um pouco mais formal, normalmente, esse tipo de ambiente está repleto de atenção, curiosidade e compenetração.

Dessa forma, é muito interessante registrar os momentos de surpresa, concentração e confraternização das pessoas que estão presentes.

Confira agora quais são os elementos que fazer fotos espontâneas ficarem perfeitas:

O que faz uma foto espontânea ficar perfeita?

Existem alguns fatores que fazem qualquer foto espontânea ficar perfeita! Então, se o seu objetivo é ser ainda mais reconhecido pelo seu trabalho, conheça esses fatores e coloque-os em prática agora mesmo.

Enquadramento

A parte mais importante de uma foto espontânea é o seu modelo. Ou seja, sinta-se livre para mudar o enquadramento levando a pessoas para direita ou para a esquerda no visor da sua câmera.

Assim, você é capaz de captar mais facilmente as emoções da cena, além de conseguir fugir de algumas pessoas ou objetos que podem estar atrapalhando o seu fundo.

Além disso, você também pode fazer uso de uma abertura mais ampla, a fim de desfocar o background para que o foco esteja exclusivamente no seu assunto.

Capturando interações e emoções

Jamais esqueça de capturar emoções e interações ao clicar uma foto espontânea.

É interessante clicar seus assuntos durante a realização de algum tipo de atividade, já que assim não há uma pressão para realizar uma pose ou fingir espontaneidade. Tais atividades podem ser, brincar com o cachorro, brincar com os filhos ou mexer no cabelo, por exemplo.

Tire várias fotos da mesma cena

Dificilmente apenas um clique lhe trará a foto espontânea perfeita. Então, é fundamental que você tire diversas fotos da mesma cena, a fim de captar a sua essência.

E não se preocupe em não conseguir enquadrar perfeitamente a sua foto com a câmera ainda na mão, caso você esteja utilizando um tripé durante a sessão. Continue se movimentando e clicando em diversos ângulos e posições.

Então, esteja pronto para clicar rapidamente e com frequência.

Descubra a seguir as melhores dicas de como conseguir fotos mais espontâneas:

Como conseguir fotos mais espontâneas?

É possível capturar momentos espontâneos em vários tipos de situação. No entanto, quando a espontaneidade é combinada, a foto pode acabar não parecendo tão autêntica assim.

Para evitar que isso aconteça com os seus registros, confira as super dicas a seguir:

Misture-se com o público

Se os seus modelos não forem profissionais, é possível que eles sintam um pouco de vergonha na frente da câmera. Isso acontece principalmente no início do ensaio, quando as pessoas ainda não desenvolveram um certo tipo de conexão com o fotógrafo.

Além disso, em eventos, por exemplo, pode ser que você se depare com muitas pessoas que odeiam ser clicadas.

Então, é importante que você não chegue já tirando diversas fotos. Misture-se ao público, deixando que as pessoas se acostumem com você e com o seu equipamento.

Esteja sempre aberto a ouvi-las e a conversar sobre o que quer que seja, a fim de quebrar o gelo inicial.

Nesse momento, é interessante permanecer com a sua câmera na mão ou pendurada no pescoço. Dessa forma, fica muito mais fácil das pessoas se acostumarem com a presença do equipamento no local.

Além disso, você também pode deixar sua câmera posicionada em um tripé durante a interação com o seu assunto.

Agindo assim, a tensão pré foto acabará mais rapidamente. Ou seja, dessa forma, o seu ensaio tem muito mais chances de correr da maneira adequada.

Fotografe durante as pausas das sessões

Existem alguns momentos que favorecem as fotos espontâneas e você precisa saber identificá-los, a fim de aproveitá-los ao máximo.

Esses momentos podem surgir em diversos casos, como quando seus modelos estão conversando entre si, quando estão mais relaxados ao telefone, durante uma dança ou entre as pausas das suas sessões, por exemplo.

Neste último caso, é importante que você esteja sempre atento, a fim de capturar os momentos realmente espontâneos dos seus modelos. Também é interessante tirar fotos com uma perspectiva mais leve do dia a dia.

Dessa maneira, os seus clientes vão passar a valorizar ainda mais os resultados do seu trabalho, além do olhar único e singelo que suas imagens vão apresentar.

Em caso de eventos, não anuncie a foto e não dispense oportunidades

Pode parecer um pouco estranho, mas o maior inimigo das fotos espontâneas costuma ser o próprio profissional da fotografia.

Isso se dá porque muitos fotógrafos estão preocupados apenas com a iluminação, seus equipamentos e as técnicas fotográficas que serão usadas, por exemplo.

É claro que todos esse elementos são essenciais para uma boa foto, mas existem momentos em que as regras precisam ser deixadas um pouco de lado, principalmente quando o seu objetivo for tirar fotos espontâneas.

Então, aproveite todas as oportunidades que aparecerem para clicar seus modelos e as mais diversas situações.

Em muitos casos, as fotos mais cativantes e cheias de vida vão acontecer em momentos não controlados. Assim, se você estiver fotografando um evento, não anuncie a sua chegada e apenas registre a emoção e os sentimentos presentes na cena.

Uma dica importante que você precisa ter sempre em mente é: não espere pelas condições ideais, pois elas não existem.

E não foque em composições perfeitas. Muitos dos ajustes podem ser realizados posteriormente na hora da pós produção.

Conclusão

Uma foto espontânea é aquela tirada sem que o seu assunto esteja esperando por isso. Dessa forma, é possível captar interações e emoções verdadeiras em diversos tipos de situação.

Então, é importante que você esteja sempre atento, a fim de conseguir registrar aquilo que muitas vezes acaba passando batido.

Para conseguir ótimos resultados usando essa técnica, é importante que você preste atenção aos seguintes fatores:

  • Misture-se com o público
  • Fotografe durante as pausas das sessões
  • Em caso de eventos, não anuncie a foto e não dispense oportunidades

Além disso, é importante que você não se atenha muito ao enquadramento da foto. Por ela ser espontânea, a emoção transmitida é mais importante do que a técnica utilizada.

Neste artigo, você encontrou tudo o que precisava saber sobre fotos espontâneas. Agora, é só se inspirar, configurar o seu equipamento e começar a colocar seus conhecimentos em prática!

Fonte: Fotografia Mais Blog
Imagem: Tumblr

Como ser um bom TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Como ser um bom TÉCNICO EM ENFERMAGEM

A área da saúde vive em constante crescimento. Por isso, tem aberto cada vez mais portas no mercado. No entanto, as melhores oportunidades são preenchidas por profissionais qualificados e que realmente se identificam com a profissão. Por esse motivo, é importante buscar estratégias e saber como ser um bom técnico de enfermagem para atingir os objetivos da carreira.

Apesar da rotina árdua, um bom profissional deve estar sempre motivado a promover atendimentos de qualidade, estar preparado para as atualizações frequentes que acontecem em qualquer segmento, por meio de especializações, e manter um conjunto de características essenciais para um bom trabalho.

Pensando nisso, elaboramos este post para mostrar as principais dicas para se tornar um bom técnico de enfermagem e ter uma vida profissional de muito sucesso. Acompanhe!

Saiba lidar com suas emoções

Controlar as emoções pode ser uma das tarefas mais complicadas para um bom técnico de enfermagem, tendo em vista que o profissional estará frequentemente em contato com os pacientes, seus familiares, em diversas situações delicadas de um tratamento.

Por ser o profissional mais próximo das pessoas nesse contexto, é extremamente importante que ele compreenda a necessidade de transmitir uma boa estrutura emocional para os enfermos e acompanhantes.

Comunique-se bem

Saber conciliar a comunicação conforme as necessidades individuais não é tão simples assim, independentemente de quem vem essas necessidades — pacientes, familiares, colegas de trabalho, médicos, entre outros. Faz parte do dia a dia de um profissional do ramo lidar com um grande fluxo de pessoas diariamente, e, por esse motivo, é preciso ter muito entendimento para se comunicar da maneira correta com tantas pessoas de perfis diferentes.

Seja uma pessoa empática

Nos dias atuais, muito tem se falado a respeito da adoção de posturas mais compreensivas e empáticas no relacionamento com as pessoas. E no ambiente profissional não é diferente. A empatia nada mais é do que a capacidade do ser humano de se colocar no lugar dos outros, possibilitando sentir e entender as emoções e os sentimentos do próximo.

Dentro da atuação na área de enfermagem, o profissional estará diariamente em contato com os mais variados tipos de pessoas, por isso, é essencial entender a necessidade de tratar os paciente e colegas de trabalho de forma imparcial. Para facilitar essa prática, trate o próximo como você gostaria de ser tratado.

Goste da sua profissão

Acontecem muitas situações em que a pessoa escolhe uma profissão por fatores circunstanciais e não porque realmente goste das atividades exercidas por aquele segmento.

No ramo da enfermagem, a rotina é diferente, já que você pode dar longas horas de plantões, trabalhar nos finais de semana, feriados e datas especiais. Dessa forma, se não se identifica com esse modelo de trabalho, corre sérios riscos de não executar um bom trabalho e atender mal os pacientes.

Aprenda a trabalhar em equipe

Ao pensar em como ser um bom técnico de enfermagem, faça de tudo para ser muito competente e ter um rendimento de alta qualidade. Tenha em mente que precisa trabalhar em equipe e precisará lidar com os mais diversos tipos de diferenças.

Vale reforçar o que já foi dito sobre o dia a dia de um profissional de enfermagem rodeado de pessoas e entender as qualidade e os defeitos. Da mesma forma que respeitar o tempo e as limitações de cada um contribuirá para que você consiga crescer ao lado da sua equipe de trabalho, em um ambiente laboral harmonioso e capaz de propiciar a segurança e confiança que eles tanto precisam.

Tenha comprometimento com o local de trabalho e as pessoas

É muito importante que você esteja atento às necessidades de todas as pessoas e ser comprometido com as políticas da instituição e com o bem-estar do paciente e de sua família. É preciso estar envolvido na missão, nos valores e objetivos da empresa em que trabalha e com os demais profissionais integrantes da equipe de saúde.

Foque em se atualizar e especializar

Para ingressar na área, o técnico de enfermagem precisa dedicar-se ao curso técnico por um período específico. Por isso, é muito importante contar com um curso apropriado, que responda aos seus desejos de expansão e ofereça qualidade na sua formação. Ao finalizar o curso, você pode recorrer a cursos de extensão, especialização ou qualificação, já que existem diversos conteúdos disponíveis no mercado.

Como conseguir o emprego dos sonhos está cada vez mais difícil e desafiador, investir nessa capacitação ainda é uma das formas mais eficazes de se obter sucesso na carreira ao decorrer do tempo. Isso ocorre porque as instituições de ensino oferecem vários formatos de cursos presenciais e a distância, e formas de financiamentos adequados à sua realidade financeira.

Faça um bom curso técnico de enfermagem

O curso técnico de enfermagem tem como finalidade formar profissionais preparados e qualificados, em um período determinado, com toda a qualificação imposta pelo mercado de trabalho. Nesse caso, o aluno será preparado não só com conhecimento, mas também com habilidades técnicas relativas à área escolhida.

Além disso, por serem profissionais com uma grande demanda no mercado, já que podem atuar em hospitais, clínicas, home care, consultórios médicos, empresas, entre outros, os salários podem chegar a valores muito atraentes.

Entre as principais vantagens do curso técnico em enfermagem, estão os valores e a curta duração, propiciando que você seja inserido no mercado de trabalho de forma mais rápida. Além disso, abrange os mais variados tipos de idade, já que pode ser feito como um jovem que acabou de  concluir o ensino médio, como por uma pessoa mais experiente que procura sua recolocação no mercado de trabalho.

Fonte:Blog Escola da Paz por Redação
Imagem: Depositphotos

8 de Novembro – Dia Internacional da Radiologia

8 de Novembro – Dia Internacional da Radiologia

O Dia Mundial da Radiologia celebra-se a 8 de novembro pois foi neste dia que se descobriram os raios X. Os raios X foram descobertos em 1895 pelo físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen.

O objetivo do Dia Mundial da Radiologia é consciencializar a sociedade sobre o valor do diagnóstico e do tratamento efetuado pelo radiologista, que fornece segurança e cuidados ao paciente. Além deste fim, a comemoração deseja contribuir para uma melhor percepção junto da população do papel do radiologista na assistência à saúde geral das pessoas.

Todos os anos são estipulados diferentes temas para a celebração do dia, realizando-se iniciativas como debates, cerimônias, sessões de casos clínicos, etc.

Neste dia internacional da Radiologia são parabenizados todos os técnicos e radiologistas do mundo, pelo trabalho efetuado e pela importância que têm na análise da saúde das pessoas.

Fonte: Callendar por Redação
Imagem: Depositphotos

× Como posso te ajudar?